É uma dúvida frequente entre os portugueses saber se determinado banco está abrangido pelo Fundo de Garantia de Depósitos Português (FGD). Assim sendo apresenta-se de seguida a lista de todas as instituições de crédito que partencem ao FGD.
Existem alguns bancos a operar em Portugal que são abrangidos pelo fundo de garantia de depósitos de outros países.
Falamos, a título de exemplo, do PrivatBank que é abrangido pelo Fundo de Garantia de Depósitos da República da Letónia - NGF, ABANCA, antigo Novagalicia, que é abrangido pelo Fondo de Garantía de Depósitos de Entidades de Crédito - FGDEC ou do Deutsche Bank, que usufrui da garantia do Sistema Alemão de Protecção de Depositantes e Investidores - EAEG.
No entanto, a maioria dos bancos a funcionar em Portugal está abrangida pelo Fundo de Garantia de Depósitos Português com um limite máximo de 100.000 euros por cada depositante e por cada instituição de crédito.
Relembre-se o caso particular do Crédito Agrícola, que dispoẽ de um sistema próprio, denominado Fundo de Garantia do Crédito Agrícola Mútuo - FGCAM.
Vou optar por não colocar a lista, pois corre o risco de ficar desactualizada. Deste modo segue o link para a entidade oficial, a qual está sempre actualizada.
Posteriormente irei fazer uma análise à situação do fundo, assim como à sua capacidade de resposta em caso de ser necessário a sua actuação.
11/05/2014