Blog sobre finanças pessoais, bancos e investimentos de baixo risco.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Processo de abertura de conta no banco BEST

Publicado por

Este artigo tem como fim mencionar os passos necessários para abertura de conta no banco Best. É ainda apresentado o feedback relativamente às diferentes fases do processo.


Antes de mais ressalvo que o banco com que habitualmente trabalho é o Invest. Este irá ter um artigo semelhante relativamente à abertura de conta. 

No entanto recentemente abri conta no Best devido à oferta mais alargada ao nível dos fundos de investimento. Em Portugal é o banco que dispõe de maior oferta. 

Tal como na restante banca online, o processo não tem de ser presencial, apesar de eu optar normalmente por essa via.

Assim sendo, passo a descrever o processo, o qual decorreu no centro de investimento no Marquês de Pombal.

Os documentos necessários são: 
  • a) Comprovativo de morada de residência (recibo de água, luz, etc. ) 
  • b) Comprovativo de profissão (recibo de ordenado por exemplo 
  • c) Documento de identificação de todos os titulares (cartão de cidadão, passaporte, ou BI por exemplo) 

Primeira visita

Desloquei-me as instalações do Best após ter ido renovar o cartão do cidadão. Nesse dia cheguei à receção às 18.55h. No entanto, apesar de o horário de abertura ser das 8.30-19h, fiquei a saber que já nenhum gestor de conta estava nas instalações. Assim sendo, apesar de estar dentro do horário, nada fiz nesse dia.

Segunda visita

Desta feita cheguei cerca das 18.30h. Subi ao segundo piso, local onde iria efetuar o processo de abertura de conta. Todavia como tinha o cartão de cidadão em processo de renovação, fiquei a saber que o comprovativo dessa mesma renovação não servia para efeitos do documento de identificação. Apesar de, no entanto, ter o cartão caducado comigo. 

O processo de abertura também não pode ficar pendente de algum documento. Toda a documentação tem de ser entregue no mesmo momento.

Foi-me dito que o comprovativo de renovação era aceite quando o processo de renovação era mais moroso, mas que agora apenas o cartão de cidadão válido servia. Desta vez, apesar de novamente não ter feito nada, consegui pelo menos trazer os papéis para a abertura de conta. Assim sendo já os poderia levar preenchidos. São eles:

  • a) Ficha de abertura
  • b) Condições gerais
  • c) Questionário do perfil de investimento (opcional o preenchimento)

Terceira visita

Após ter o cartão de cidadão renovado, e portanto já o ter levantado, desloquei-me de novo às instalações do Best. Desta vez como tinha toda a documentação foi chamado um gestor de conta para tratar do processo. Foi só entregar os documentos necessários, preencher alguns campos em falta na documentação, assinar, e esperar receber as cartas que me seriam enviadas relativamente aos acessos pelo website.

Como tinha preferência por um gestor de conta específico, foi-me indicado para fazer essa referência de modo a terem conhecimento, e assim poderem atribuir-me de imediato esse mesmo PFA (personal financial advisor).

Quarta visita

Para ativar a conta é necessário fazer uma transferência de um montante mínimo de 500€. Após ter recebido o email automático com indicação do NIB, este foi parar ao spam da caixa de email. Só dei conta alguns dias depois, após ter falado com o gestor de conta. Depois de confirmar o email, efetuei a transferência para formalizar a abertura de conta.

Como decidi aproveitar o depósito promocional de 3 meses, antes de avançar com a carteira de fundos, desloquei-me mais uma vez às instalações do Best pois é necessário entregar uma ficha de constituição de depósito. Esta tinha-me sido enviada pelo gestor de conta via email. Assim sendo, fica a indicação de que não é possível fazer este depósito pelo website

O depósito ficou constituído no momento, logo após entrega da ficha do depósito e confirmação dos montantes.

Note-se que qualquer balcão do Novo Banco servia para entrega desta ficha para constituir o depósito promocional, mas como passo regularmente pelo Best preferi tratar diretamente com eles.

Entretanto, ainda houve mais algumas peripécias. 

Recebi indicação por SMS que tinha alterado a password, mas nem sequer ainda tinha acesso ao website. Após contactar o gestor de conta fiquei a saber que o sistema não faz distinção entre emissão das credenciais pela primeira vez, ou alterações de passwords.

Cerca de duas semanas depois de ter entregue a documentação toda, recebi então as cartas pelo correio. Confesso que pareceu-me demasiado tempo.

  • a) Carta automática, com o código pessoal secreto
  • b) Carta com atribuição de categoria de investidor (resultado do questionário)
  • c) Carta com connect card, que contem o código de utilizador e a password de negociação 

Resumo

O processo de abertura foi um pouco complicado, burocrático e acima de tudo  demorado. As pessoas com quem contactei presencialmente não foram particularmente disponíveis e simpáticas. 

Ou se calhar sou eu que estou mal habituado pelo Banco Invest, onde o tratamento é muito mais pessoal, distintivo e acompanhado.

No entanto tenho de referir com o gestor de conta foi sempre muito disponível, e pronto a responder a qualquer dúvida por SMS ou telefonicamente.

É uma experiência individual, por isso, vale o que vale! Pessoalmente, dado o arrastar do processo, foi incómodo ter o dinheiro parado cerca de um mês.

Se tem alguma experiência que queira partilhar, envie um email para acrescentarmos ao artigo.